terça-feira, 30 de junho de 2009

Sala São Paulo




Nelson Dupré é arquiteto formado pela Mackenzie em 1973, autor do projeto da atual Sala São Paulo de Concertos na Estação Júlio Prestes (1995-1999).
A antiga estação de trens da Estrada de Ferro Sorocabana¹ abriga hoje o Complexo Cultural Júlio Prestes (IMAGEM 6), fazendo parte deste a Sala São Paulo (IMAGEM 7). A Sala São Paulo tornou-se realidade após o trabalho de recuperação do edifício da Estação e principalmente do grande hall.
A recuperação e requalificação do edifício tiveram como objetivo a reestruturação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e a recepção de várias orquestras do mundo. A solução encontrada para as intervenções realizadas nesse prédio histórico, concebido de acordo com princípios específicos de um estilo e época², baseou-se na intenção de estabelecer um diálogo adequado com o espaço existente, valorizando os conceitos e as características de uma construção anterior, ajustando-a a uma utilização distinta da original, que veio atender a uma demanda da sociedade contemporânea, adequando-se à proposta de revitalização.
O projeto possibilita a apresentação de qualquer tipo de concerto, devido a flexibilidade do forro com painéis móveis. Além disso, os elementos de composição foram concebidos para atender à normas de recomendações acústicas.

NOTA:
1-Estrada de ferro Sorocabana - criada por cafeicultores em 1925, a fim de transportar o produto até ao Porto de Santos.
2-Estilo Eclético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário