terça-feira, 30 de junho de 2009

Anos 80 - CONTEXTUALIZAÇÃO


Mudanças no Brasil, mudanças na Arquitetura

A década de 80 foi um período interessante e peculiar na história do Brasil.
Dentro da política Nacional, começa o que chamamos de abertura política. O Brasil estava, naquele momento, prestes a sair da Ditadura Militar que havia sido deflagrada em abril de 1964 a qual impediria o país de exercer a democracia. Naquele contexto, em 1984, aconteceu o movimento conhecido como “Diretas Já”, onde a população pedia a volta das eleições diretas no Brasil para presidente.
Dentro da arquitetura brasileira nos anos 80, a influência é do pós-modernismo. Fazendo crítica à arquitetura moderna, a arquitetura pós-moderna traz propostas arquitetônicas novas a partir dos anos 1960 até o início dos anos 1990. Seus principais representantes no mundo são Roberto Venturini, Philip Johnson e Michael Graves nos Estados Unidos, Aldo Rossi na Itália, e na Inglaterra James Stirling e Michael Wilford. No Brasil muitos arquitetos foram influenciados pelo pós modernismo como Flávio Ferreira.
No Brasil, um projeto arquitetônico que exemplifica esta tendência nos anos 80 é o Memorial JK inaugurado em setembro de 1981 e dedicado ao ex-presidente Juscelino Kubtcshek na cidade de Brasília. Este, elaborado pelo arquiteto Oscar Nyemayer. No monumento em homenagem ao ex- Presidente está o corpo e vários pertences e a biblioteca pessoal dele, além de fotos de sua esposa e uma escultura de 4,5 metros de autoria de Honório Peçanha.

Referências:

Internet:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_p%C3%B3s-moderna
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_do_Brasil
http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/182/vida-e-obra-de-flavio-ferreira

Bibliografia
GASPARI, Elio - A Ditadura Envergonhada
BERTONCELO, Edison – A Campanha das Diretas e a Democratização

Nenhum comentário:

Postar um comentário