quarta-feira, 1 de julho de 2009

Severiano Porto - Residência Severiano Porto - 1970




O arquiteto Severiano Porto nasceu em Uberlândia – MG em 1930 e formou-se pela Faculdade Nacional de Arquitetura em 1954. Trabalhou no Norte do Brasil em 1965, região de difícil acesso e intervenção para a época. Introduziu novos métodos de construção utilizando materiais regionais e adequados à cultura local. Em suas obras preocupa-se com o clima e uma implantação harmônica com a natureza. Entre seus projetos destaca-se a obra de sua residência em Manaus, 1971. Esta recebe destaque por ter sua estrutura em madeira sucupira e maçaranduba. O concreto foi usado somente na laje dos banheiros do pavimento superior. Possui dois pavimentos com programa funcional dividido em área de estar, intima (pavimento superior), área de serviço e um jardim interno onde se desenvolvem todos os espaços. Para garantir conforto térmico foram usadas janelas basculantes pequenas com vidro amarelo (reduzindo luminosidade) e grandes beirais, assegurando sombreamento. A casa é composta por diferentes alturas e coberturas. A parte mais alta e principal, tem colunas modulares de maçaranduba de pé direito duplo, independentes das vedações, que recebe o telhado de fibrocimento de uma água. Entre essas colunas existem ripas de madeira que formam um brise-soleil rústico. O pátio interno e a varanda íntima têm seus apoios ora expostos, ora embutidos nas alvenarias, ou entre elementos vazados e a cobertura é de duas águas. E na cozinha e área de serviço a cobertura é de uma água.

Referências
GUERRA, Abílio; RIBEIRO, Alessandro Castroviejo. Casas brasileiras do século XX. Disponível em: < http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq074/arq074_01.asp >. Acessado em junho de 2009.
HESPANHA, Sérgio Augusto Menezes. Severiano Porto: Entre o regional e o moderno. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp503.asp. Acessado em junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário