quarta-feira, 1 de julho de 2009

Rodrigo Brotero Lefèvre - Residência Melanie Farkas – 1971




Formou-se pela FAU-USP em 1957, nasceu em 1938 em São Paulo e faleceu em 1984. O projeto da residência Melanie Farkas foi relizado de forma experimental, utilizando o concreto na geração da forma e estrutura em abóbada parabólica, em prol da produção de residências em larga escala tendo como premissa a materialidade simples e construtibilidade fácil para qualquer pessoa.
A vedação da residência é composta por duas cascas de concreto armado em formato de abóbadas de alturas diferentes, mas de mesmo raio de curvatura. A estrutura independente da cobertura possibilita diversos arranjos internos á edificação.
Os ambientes sociais são dispostos em diferentes níveis configurando-se de forma integrada com os demais espaços da casa. A forma do espaço interno gerado pelas abóbadas permite uma distribuição muito particular do programa usual da casa.

Referências

DIAS,Maurício Rezenha. Arquitetura moderna na praia. Residências na Praia de Pernambuco,Guarujá, 2003. Disponível em: < http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq038/arq038_01.asp >. Acessado em junho de 2009.
LEFÈVRE, Rodrigo. Projeto de um acampamento de obra: uma utopia. Dissertação de mestrado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1981. Disponível em: < http://projetofractal.wordpress.com/2009/03/06/rodrigo-lefevre-projeto-de-um-acampamento-de-obra-uma-utopia/ >. Acessado em junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário