quarta-feira, 1 de julho de 2009

Anos 70 - CONTEXTUALIZAÇÃO

A década de 70 foi um período de intensas movimentações nos cenários políticos, sociais, econômicos e tecnológicos em todo o Mundo.
No Brasil, a ditadura militar censurava os meios de comunicação e às artes em geral que apelassem contra as injustiças sociais cometidas pelo governo.
A economia mundial estava abalada devido à crise do petróleo, levando aos EUA a recessão. Inicialmente, o Brasil consegue estabilidade decorrente dos efeitos do milagre econômico utilizando reservas cambiais, mas em seguida faz empréstimos internacionais para equilibrar sua deficitária balança comercial.
A crise do petróleo trouxe à pauta das discussões, as questões ecológicas, levando a organização da primeira conferência mundial sobre o meio ambiente, realizada pela ONU em Estocolmo, em 1972.
A consciência ecológica afetou os sistemas construtivos convencionais da arquitetura, concreto armado, substituindo-os por alternativas tecnológicas regionais mais acessíveis, baratas e de menor impacto ambiental, tijolo, taipa e madeira.
Houve pouca discussão e crítica arquitetônica no período, somente no final as críticas foram retomadas com as publicações das revistas Módulo, Pampulha e Projeto.

Referências

AZEVEDO, Elizabeth;GORAYEB, José. BNDES - 50 Anos de Desenvolvimento, 2002.Disponível em: < http://www.bndes.gov.br/conhecimento/livro50anos/Livro_Anos_70.pdf >. Acessado em maio de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário